Grupo Gauderiaço

Lagoa Vermelha sempre teve à flor da pele a cultura gaúcha e as lides campeiras do gaúcho rural e é conhecida nacionalmente pelos eventos culturais que realiza. Neste cenário propício surgiram grandes entidades tradicionalistas e gaiteiros de apurada técnica. No rastro desses gaiteiros famosos surgiu o GRUPO GAUDERIAÇO que tem, na sua essência, a música "campeira-fandangueira" dos Campos de Cima da Serra.

Os trabalhos do Grupo Gauderiaço incluem "Sina de Domador" e "Fandango de Galpão" e ao correr da cancha, sorvendo um mate topetudo, se apresentam para o "aparte" vaneiras, chamamés, milonga, xote, bugio, preservando os rítmos autênticos que caracterizam o verdadeiro fandango de galpão.

"CAMPEIRO E FANDANGUEIRO" é o terceiro trabalho do Grupo Gauderiaço, que cumpre a sina de contar e cantar as coisas do pago, e tráz a alegria estampada "Nos Bailes da Canduca", a firmeza do serviço nas "Obrigações Campesinas", o romantismo singelo da "Morena Flor", a saudade da "Última Flor do Rancho" marcando sulcos na alma gaúcha e conta "Uma História no Pago", pelo trotear de tantos rumos.

Assim, de forma simples, apresentamos composições que dizem um pouco do gaúcho, das ânsias de um "Guri Campeiro", da galhardia de uma "Gineteada", da alegria irmanada "Dançando Rancheira" e "Campeando o Que Vale a Pena" no repique da vaneira.

Neste ritual terrunho de contar e cantar as coisas do pago, pedimos ao Grande Patrão que abençoe o GRUPO GAUDERIAÇO e ao longo dos corredores nos proteja e ilumine para continuarmos nossa caminhada, pois SER CAMPEIRO É NOSSA HERANÇA.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar