Grupos participantes do Enart fazem retiro para troca de conhecimento e experiências

             Quando pisa no tablado, a meta de cada grupo de dança participante do Enart – Encontro de Artes e Tradição, é a vitória. Cada movimento foi exaustivamente pesquisado e ensaiado mirando alto, mirando o troféu. São 20 minutos que sintetizam um ano inteiro de dedicação.

             Fora do tablado, porém, prepondera a amizade. Mostra disso foi o retiro de integração, para troca de conhecimento e experiências, realizado no final de semana, em Santa Maria, pelos grupos Rincão de São Pedro, de São Pedro do Sul - 13° Região Tradicionalista; CTG Ronda Crioula, de São Sepé, também da 13ª Região Tradicionalista, e o CTG Sentinela do Forte, de Caçapava do Sul, na 18° Região Tradicionalista. Todos estão na final do Enart, que acontece de 17 a 19 de novembro em Santa Cruz do Sul, dois deles, inclusive, disputando no mesmo bloco da Força B.

             A iniciativa foi do instrutor dos grupos, Telmo Almansa. Segundo ele, a ideia surgiu antes da inter-regional de Uruguaiana. “Quando se aproxima a competição, todos ficam com os nervos à flor da pele e pensei o retiro como uma forma de relaxar um pouco”, afirma. Segundo ele, o dançarino não é uma peça de xadrez, e sim um ser humano, e é fundamental que a emoção se sobressaia à técnica. Já na inter-regional de Uruguaiana, afirma Telmo, foi possível perceber os resultados. “Houve uma integração maior, antes e depois das apresentações, com todos torcendo uns pelos outros!”, afirma. Segundo ele, a ideia deu certo, mostrando que é possível competir e ao mesmo tempo dar um banho de tradicionalismo, amizade e união. Fica o convite para promover, em seus CTGs, algo parecido, afirma ele.

            O presidente do MTG, Nairo Callegaro, classifica a iniciativa como inspiradora e convida outros CTGs a também colocarem em prática projetos que transformem os momentos de competição também em momentos de confraternização.

             No total, participaram mais de 100 pessoas, das quais 78 dançarinos.


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar